Parcerias institucionais

 

PLANO NACIONAL DE ÉTICA NO DESPORTO

 

Representa uma iniciativa do XIX Governo Constitucional sendo promovido pelo Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude e está sediado no Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.. Dentro desta entidade é dinamizado pelo Gabinete de Coordenação do PNED.

 

O PNED é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam promover os valores inerentes à prática desportiva, e que se traduzem no espírito desportivo, no que de mais nobre ele encerra. Valores como: fairplay, o respeito pelas regras do jogo, o jogo limpo, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a amizade, a relação e a interajuda, o respeito pelo corpo, o bem-estar, o crescimento harmónico da pessoa, entre muitos outros.

 

 

 

CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

 

A Confederação do Desporto de Portugal é uma pessoa colectiva de direito privado com natureza associativa, que congrega as federações desportivas nacionais.

 

É uma entidade que  organiza e prossegue a sua actividade de acordo com os princípios da igualdade, da independência e da democraticidade sendo independente do Estado, dos partidos políticos e das instituições religiosas.

 

 

 

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

 

 A Faculdade de Motricidade Humana, aprovada pela Assembleia da Universidade em 9 de Março de 1989, encerra uma história de 60 anos, marcados por sucessivas reformulações de objecto e da sua adaptação às necessidades sociais, de que foram intérpretes as instituições que a precederam – o INEF, de 1940 a 1975 e o ISEF, até 1989.

Com uma missão inicialmente centrada na integração das práticas corporais na Escola, assumindo, assim, um elevado pendor de índole pedagógico, a Faculdade está, actualmente, aberta a um conjunto de áreas que interessam novos e amplos sectores da Sociedade – o Sistema Educativo, o Sistema Produtivo, o Sistema Desportivo, o Sistema Artístico e o Sistema de Reabilitação. 

 

 

 

INSTITUTO SUPERIOR DOM AFONSO III

 

O Instituto Superior Dom Afonso III é um estabelecimento de Ensino Universitário Privado, de Serviço Público, que constitui parte integrante da Rede Nacional de Ensino Superior.

 

Todo o ensino do INUAF está adequado segundo o Modelo de Bolonha, o que se reflecte na organização e formas de trabalho académico de professores e de alunos. O 1º ciclo - Licenciatura, tem a duração de 3 anos, 6 semestres, e o 2º ciclo - Mestrado, de 3 a 4 semestres.

 

O prestígio e a qualidade deste Instituto Universitário resultam, primordialmente, da alta qualidade e formação do seu corpo docente, da seriedade do seu projecto e da grande empregabilidade (comprovada) dos seus diplomados.

 

 

 

 UNIVERSIDADE LUSÓFONA

 

 A Faculdade de Educação Física e Desporto tem o privilégio de integrar e constituir uma das áreas de excelência da maior e mais dinâmica Universidade privada portuguesa – a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias -, dando um significativo contributo para a formação de qualidade no domínio da Educação Física e do Desporto.

Planos de estudo coerentes e atentos ao conhecimento científico e à dinâmica social, servidos por um corpo docente altamente qualificado e profissionalmente prestigiado, são garantia bastante para os que aqui procuram uma formação universitária na via da excelência.

 

 

 

PLATAFORMA CONTRA A OBESIDADE

 

 

A elevada prevalência da obesidade em Portugal, o aumento da sua incidência, a morbilidade e mortalidade associadas e os elevados custos que determina, constituem as principais razões que explicam a necessidade de se estabelecer uma Plataforma Nacional contra a Obesidade. A sua implementação visa conseguir a diminuição e prevenção de doenças crónicas de elevada prevalência, como a diabetes e a doença cardiovascular e conduzirá a ganhos na prevenção de outras doenças como o cancro e as doenças osteo-articulares.
 
Atendendo a que o sector da saúde não consegue isoladamente combater este problema, a Plataforma contra a Obesidade é uma medida estratégica, assumida politicamente a nível nacional, que visa criar sinergias intersectoriais, a nível governamental e da sociedade civil.
 
Para mais informação consulte o site www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt