Carta Aberta aos Associados Portugal Activo

Caros Associados
Estamos numa área de negócio que privilegia os relacionamentos e as emoções - de pessoas para pessoas. E se os Clubes precisam que os clientes adiram, a Portugal Activo necessita que os Clubes intervenham.
Por isso, desejo cumprir o compromisso assumido pelos atuais Corpos Sociais da Portugal Activo de maior proximidade aos Clubes para melhorar o associativismo em cada região.
Esclarecer, Mobilizar e Associar significa um triângulo de sucesso de informação e partilha, ao serviço de um mercado que tem de ter mais visibilidade e notoriedade na sociedade portuguesa.
Na minha perspetiva, como Presidente da Portugal Activo, mobilizar é a chave para aumentar a participação do maior número de Clubes, através da implementação de Plataformas Regionais em todo o País.
Um mercado com grandes assimetrias regionais e diferentes etapas de desenvolvimento de negócio, necessita desta proposta, apresentando-se como a grande oportunidade que os Clubes devem agarrar, por si e pelo seu Sector.
Foi criado um Grupo de Trabalho com elementos dos Corpos Sociais da Associação, para desenvolver todas as ações necessárias, até ao final do atual mandato, à implementação e desenvolvimento das Plataformas.
A Plataforma Regional significa dar oportunidade a todos de contribuírem para o crescimento do nosso Sector, tão necessário num País em que a iliteracia do Exercício Físico é, infelizmente, dominante.
Gostaria de destacar aquilo que poderemos fazer conjuntamente:
- Aumentar a proximidade da Portugal Activo a todos Clubes de Fitness;
- Promover e melhorar o relacionamento entre os Clubes;
- Diminuir o isolamento pela partilha interpares, ganhando os Clubes maior conhecimento e experiência;
- Agregar esforços e vontades dispersos, promovendo o acesso permanente e mais rápido a informação e formação;
- Privilegiar o apoio das Câmaras Municipais aos Clubes e a sua colaboração em Planos de Ação comuns;
- Afirmar os Clubes no tecido empresarial da região e como referência junto da comunidade;
- Projetar um mercado mais maduro e solidário, numa sociedade sedentária com poucos hábitos de vida saudável e ativa.
Caros amigos e colegas, é extraordinariamente importante a participação de todos neste projeto agregador de conhecimento, experiência e associativismo. Apenas todos juntos conseguiremos alcançar objetivos mais difíceis. Num período de grande dificuldade para todos, ainda se torna mais importante este projeto. Uma das poucas vantagens que esta pandemia nos trouxe, foi estarmos mais próximos e termos tido mais necessidade de partilha. Este é sem dúvida o caminho e o nosso Sector tem-se distinguido dos restantes pela sua qualidade de intervenção, a sua resiliência e adaptabilidade.
Contamos com as Plataformas Regionais para tal! Por isso, contamos consigo também!
Um abraço,
José Carlos Reis