Carta ao Primeiro Ministro

Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro
Dr. António Costa

A Portugal Activo|AGAP tem desenvolvido um significativo conjunto de ações para que tenhamos um País mais ativo e saudável. Reconhecemos o grande apoio e a partilha de preocupações que esta Associação tem recebido por parte da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto relativamente à necessidade de incrementar o exercício físico em Portugal.

Tendo os objetivos do Governo em mente, queremos muito contribuir para que Portugal possa, dentro em breve, estar dentro dos países europeus mais ativos. Nesse sentido, a Portugal Activo|AGAP tem sido um parceiro activo para que esse desígnio seja alcançado, através da apresentação de propostas junto dos partidos políticos e entidades governamentais, bem como pelo desenvolvimento de iniciativas junto da população que lhes permitam ter acesso à prática de exercício físico.

Estamos hoje a passar um momento de grande dificuldade: o novo coronavírus COVID-19. Neste momento esta é uma enorme preocupação para toda a sociedade e, também, para o nosso Setor de atividade económica.

A esse propósito, refira-se que os Clubes de Fitness e Ginásios têm cerca de 700.000 utilizadores, empregando 17.000 pessoas. Este setor contribui de forma significativa para a dinâmica económico-financeira do país, através dos impostos gerados pelos cerca de 300 milhões de euros de faturação.

Temos já hoje dezenas de Clubes de Fitness e Ginásios encerrados por ordem da Direção-Geral da Saúde (DGS), por se terem verificado, isoladamente, casos positivos de infeção em frequentadores destes espaços. Conscientes que a transmissão do COVID-19 nos Clubes de Fitness e Ginásios é possível, apesar de ser muito difícil, várias outras dezenas encerraram voluntariamente, no âmbito da sua responsabilidade social.

Ainda assim, vários Clubes de Fitness e Ginásios encontram-se a contribuir de forma ativa para o bem-estar e para a saúde dos seus clientes. Seja através da disponibilização de planos de treino para que estes possam continuar a praticar exercício físico nos seus domicílios ou ao ar-livre, seja também através da realização de aulas à distância. Várias iniciativas foram implementadas para que,
neste momento difícil, os portugueses possam manter alguma normalidade nas suas vidas.

Isto porque, é consensual que o nível de atividade física da população é fundamental para os seus índices de saúde. O exercício físico tem benefícios diretos na prevenção e tratamento de diversas doenças, bem como na melhoria do sistema imunitário, o qual é fundamental para o combate de infeções, aspeto de especial relevância no momento atual.

É fundamental parar esta espiral de crescimento do número de infetados. Também o Setor dos Clubes de Fitness não pode ficar de fora deste esforço nacional.

Numa atitude responsável, na defesa da saúde dos Portugueses, a Portugal Activo|AGAP solicita a Vossa Excelência a determinação, pelo Governo Português, do encerramento imediato de todos os Clubes de Fitness e Ginásios, a exemplo do determinado pelo Governo Regional dos Açores. Neste momento crítico, acreditamos que, relativamente a este Setor, esta é a única opção eficaz e correta para contribuir a suster esta pandemia.

Estaremos sempre disponíveis para colaborar com o Governo na melhoria da qualidade de vida e da saúde de todos os Portugueses. Na certeza que estamos a oferecer um contributo genuíno e empenhado para o País neste momento sensível, agradecemos a melhor atenção de Vossa Excelência e apresentamos os mais respeitosos cumprimentos.

JOSÉ CARLOS REIS
Presidente da Direção