COMUNICADO - GINÁSIOS SÃO PARTE DA SOLUÇÃO NO COMBATE À COVID-19

Num momento em que o Governo equaciona novo confinamento geral

PORTUGAL ACTIVO LEMBRA QUE GINÁSIOS SÃO PARTE DA SOLUÇÃO NO COMBATE À COVID-19

  • Exercício Físico contribui para o fortalecimento do sistema imunitário
  • Atividade física tem um impacto profundo no bem-estar psíquico e mental
  • Ginásios apresentam taxas de contágio próximas de zero

Lisboa, 10 de janeiro de 2021

A Portugal Activo | AGAP está a acompanhar com toda a atenção a evolução da situação pandémica em Portugal. Num momento em que está a ser ponderado num novo confinamento geral, acreditamos que é fundamental reagir de forma enérgica, permitindo aos portugueses continuar a praticar exercício físico e a acautelarem os mais diversos cuidados para fortalecer a sua saúde.

Os Ginásios portugueses são locais seguros, apresentando taxas de contágio próximo de zero. Para além disso, neste momento delicado, são parte da solução no combate à pandemia através de:

- O nível de atividade física de uma população é fundamental para a subida dos seus índices de Saúde, como comprovam inúmeros estudos e é aconselhado pela OMS;

- O exercício físico, para além de ter benefícios diretos na prevenção e tratamento de diversas doenças, é também uma parte essencial da solução no atual momento que se vive em todo o mundo já que contribui para fortalecer o sistema imunitário;

- A atividade física tem um impacto profundo e positivo no nosso bem-estar mental, contribuindo para combater o stress, a depressão, a ansiedade e outras doenças do foro psicológico.

Os Clubes de Fitness e Saúde têm-se destacado como locais exemplares na implementação das rigorosas medidas de higiene e segurança veiculadas pela DGS, apresentando uma taxa marginal de infeções por Covid-19.

A taxa de infeções é inferior a 0,03%, o que não deixa dúvidas de que os clubes são locais seguros para a prática de Exercício Físico.

Em suma, Portugal enfrenta atualmente um dos maiores desafios de saúde da sua história. A Portugal Activo | AGAP reconhece a necessidade de contribuir para debelar o problema de saúde pública que está a afetar o país.

Estamos certos de que o setor do fitness já deu provas de ser um setor responsável e exemplar na implementação e cumprimento escrupuloso de todas as medidas em termos de gestão de espaço, de higiene, de segurança e de proteção das pessoas, de forma continuada e permanente.

Com efeito, acreditamos que estão reunidas todas as condições para que os Clubes de Fitness possam manter-se abertos e estar à disposição para a prática de atividade física. O impacto de um novo confinamento pode representar uma situação irreversível para a saúde dos Portugueses.