PRESS RELEASE » Plataforma Regional dos Açores

Na sequência das declarações emitidas pela Autoridade de Saúde Regional no dia 14 de abril de
2021 a Plataforma Açores Portugal Activo | AGAP vem esclarecer o seguinte:

1.    Apesar de termos tido uma reunião informal com a Autoridade de Saúde Regional no passado mês de janeiro, desde essa data, mesmo apesar da nossa insistência, não nos foi possível formalizar, através de reunião, as preocupações e plano de ação que achamos mais adequados para o setor do Fitness nos Açores. Temos uma forte convicção que os nossos contributos são importantes para o combate à pandemia e melhoria dos indicadores de saúde da população dos Açores.

2.    É com alguma estranheza que ouvimos ontem as declarações, em que foi afirmado que as medidas tinham sido coordenadas com os setores afetados. No que diz respeito Plataforma Açores Portugal Activo | AGAP, organização mais representativa do sector do fitness nos Açores, a mesma não foi consultada.

3.    Desde o início que a Plataforma Açores Portugal Activo | AGAP, se assumiu como parte da solução e nunca parte do problema. Estivemos, estamos e vamos continuar a estar, à disposição, para incluir as medidas necessárias para o aumento da segurança nos Ginásios. Importa recordar que o sector do fitness obedece a exigentes regras da DRS e que é extremamente cumpridor das mesmas.

4.    Em suma, a Plataforma Açores Portugal Activo | AGAP não concorda com a medida que impõe o encerramento total de ginásios em concelhos de alto risco, por manifestamente não ter base de sustentação científica. Considera ser também uma medida extremamente injusta e lesiva de um sector que se tem comportado de forma exemplar no combate à pandemia. Existem outras soluções, que no nosso entender satisfazem as intenções dos ginásio, clientes e autoridade de saúde regional.

5.    A Plataforma Açores Portugal Activo | AGAP está totalmente disponível para colaborar, em conjunto com os seus associados, com as autoridades regionais de saúde, no sentido de desenvolver medidas que promovam a segurança e auxiliem o combate à pandemia.

Os ginásios são locais seguros, dispondo das condições adequadas para a salvaguarda da saúde dos seus utilizadores. As medidas de segurança adotadas, os investimentos realizados, os cuidados adotados pelos utilizadores e apertada supervisão por parte dos colaboradores dos ginásios são a melhor garantia para que estes espaços possam ser utilizados com tranquilidade.

Angra do Heroísmo, 15 de abril de 2021