PARCEIROS INSTITUCIONAIS

 

IPDJ

 O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.

O IPDJ intervém na definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. A preservação da ética no desporto é ainda um dos escopos essenciais do IPDJ.

De igual modo, o IPDJ visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro.

 

Comité Olímpico de Portugal

O Comité Olímpico de Portugal é uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e natureza desportiva, constituída de harmonia com as normas estabelecidas pelo Comité Olímpico Internacional.

Tem por missão desenvolver, promover e proteger o Movimento Olímpico em Portugal, em conformidade com a Carta Olímpica, sendo parte constitutiva do Movimento Olímpico e reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional.

No exercício dessa missão o Comité Olímpico de Portugal tem por função essencial promover os princípios e valores fundamentais do Olimpismo, em particular nos domínios do desporto e da educação, garantindo a observância da Carta Olímpica.

 

Câmara Municipal de Lisboa

Tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.

As suas atribuições e regime jurídico estão consagradas na Lei das Autarquias Locais

Os municípios dispõem de atribuições nos domínios da ação social; ambiente; comunicações; cooperação externa; cultura e ciência; defesa do consumidor; desporto; educação; energia; equipamento rural e urbano; habitação; ordenamento do território e urbanismo; património; polícia municipal; promoção do desenvolvimento; proteção civil; saneamento básico; saúde; tempos livres; transportes.

 

Lisboa 2021 (Capital Europeia do Desporto)

Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 (CED2021) dá continuidade à evolução estratégica que a cidade tem vindo a desenvolver, escolhendo evoluir para uma cidade atrativa e acolhedora, mais ecológica e promotora de uma mobilidade sustentável.

A CED2021 centra a cidade nas pessoas, na melhoria da qualidade de vida, na saúde e no bem-estar, na transcendência individual e coletiva. É a cidade que se organiza de forma que as pessoas que nela vivem, trabalham ou visitam possam ser mais ativas, mais ligadas socialmente e mais orientadas à sustentabilidade.

 

 

ADOP

 A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) é a organização nacional antidopagem com funções no controlo e na luta contra a dopagem no desporto, nomeadamente enquanto entidade responsável pela adoção de regras com vista a desencadear, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.

A ADoP exerce as suas competências no território nacional e, sempre que solicitada pela AMA ou federações internacionais, no estrangeiro.

A ADoP colabora com os organismos nacionais e internacionais com responsabilidade na luta contra a dopagem no desporto.

 

INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM.

O INEM, através do Número Europeu de Emergência “112”, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica.

 

CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A Confederação do Desporto de Portugal é uma organização não governamental de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública, e distinguida com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, que congrega o movimento desportivo federado.

É reconhecida, pelo Estado, através de contratos programa, a responsabilidade, a competência da CDP e o trabalho de organizar e promover o desenvolvimento desportivo a nível nacional. Promove ainda um conjunto alargado de projetos, em parceria com outras organizações, em prol do fomento da prática e do desenvolvimento desportivo.

A sua Missão centra-se em cooperar na concertação e na realização dos objetivos e interesses das Federações suas associadas.

 

Câmara Municipal de Loures

A Portugal Activo e o Município de Loures assinaram um acordo de colaboração que tem como principais objetivos a criação da Plataforma de Clubes de Fitness de Loures e o desenvolvimento de programas de promoção da prática de Atividade Física por parte da população do concelho.

 

 

 

Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD)

A FPDD é uma Federação multidesportiva, dotada de utilidade pública desportiva e do estatuto de organização não-governamental (ONGPD), constituída sob a forma de associação sem fins lucrativos, que prossegue a nível nacional o desenvolvimento da prática cumulativa de diversas modalidades desportivas no âmbito do desporto para as Pessoas com Deficiência, em articulação com as Associações Nacionais por área de deficiência. 

Tem por missão proporcionar, a todos, oportunidades de prática desportiva e atividade física ao longo da vida, independentemente da sua capacidade funcional e de acordo com o nível de envolvimento desejado por cada pessoa na comunidade. 

No exercício desta Missão, a FPDD em cooperação com a AGAP-Portugal Ativo tem vindo a desenvolver ações que não se restringem apenas à componente desportiva formal, colocando em destaque a atividade física para Pessoas com Deficiência na área do Fitness, com o Projeto FIT - Fitness Inclusivo a Todos, que pretende garantir que os serviços prestados pelos Ginásios, estão acessíveis, independentemente das (in)capacidades de cada indivíduo. »