PARCEIROS INSTITUCIONAIS
IPDJ
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
O IPDJ intervém na definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. A preservação da ética no desporto é ainda um dos escopos essenciais do IPDJ.
De igual modo, o IPDJ visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro.
Comité Olímpico de Portugal
O Comité Olímpico de Portugal é uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e natureza desportiva, constituída de harmonia com as normas estabelecidas pelo Comité Olímpico Internacional.
Tem por missão desenvolver, promover e proteger o Movimento Olímpico em Portugal, em conformidade com a Carta Olímpica, sendo parte constitutiva do Movimento Olímpico e reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional.
No exercício dessa missão o Comité Olímpico de Portugal tem por função essencial promover os princípios e valores fundamentais do Olimpismo, em particular nos domínios do desporto e da educação, garantindo a observância da Carta Olímpica.
Tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.
As suas atribuições e regime jurídico estão consagradas na Lei das Autarquias Locais
Os municípios dispõem de atribuições nos domínios da ação social; ambiente; comunicações; cooperação externa; cultura e ciência; defesa do consumidor; desporto; educação; energia; equipamento rural e urbano; habitação; ordenamento do território e urbanismo; património; polícia municipal; promoção do desenvolvimento; proteção civil; saneamento básico; saúde; tempos livres; transportes.
Lisboa 2021 (Capital Europeia do Desporto)
Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 (CED2021) dá continuidade à evolução estratégica que a cidade tem vindo a desenvolver, escolhendo evoluir para uma cidade atrativa e acolhedora, mais ecológica e promotora de uma mobilidade sustentável.
A CED2021 centra a cidade nas pessoas, na melhoria da qualidade de vida, na saúde e no bem-estar, na transcendência individual e coletiva. É a cidade que se organiza de forma que as pessoas que nela vivem, trabalham ou visitam possam ser mais ativas, mais ligadas socialmente e mais orientadas à sustentabilidade.
ADOP
A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) é a organização nacional antidopagem com funções no controlo e na luta contra a dopagem no desporto, nomeadamente enquanto entidade responsável pela adoção de regras com vista a desencadear, implementar ou aplicar qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem.
A ADoP exerce as suas competências no território nacional e, sempre que solicitada pela AMA ou federações internacionais, no estrangeiro.
A ADoP colabora com os organismos nacionais e internacionais com responsabilidade na luta contra a dopagem no desporto.
INEM
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM.
O INEM, através do Número Europeu de Emergência “112”, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica.
CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Confederação do Desporto de Portugal é uma organização não governamental de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública, e distinguida com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, que congrega o movimento desportivo federado.
É reconhecida, pelo Estado, através de contratos programa, a responsabilidade, a competência da CDP e o trabalho de organizar e promover o desenvolvimento desportivo a nível nacional. Promove ainda um conjunto alargado de projetos, em parceria com outras organizações, em prol do fomento da prática e do desenvolvimento desportivo.
A sua Missão centra-se em cooperar na concertação e na realização dos objetivos e interesses das Federações suas associadas.
Câmara Municipal de Loures
A Portugal Activo e o Município de Loures assinaram um acordo de colaboração que tem como principais objetivos a criação da Plataforma de Clubes de Fitness de Loures e o desenvolvimento de programas de promoção da prática de Atividade Física por parte da população do concelho.